sábado, 4 de outubro de 2008

Resumo curricular

(Escrito em Português do Brasil)


APRESENTAÇÃO

Experiente em ambientes multinacionais, com serviços prestados em: Portugal, Espanha, França, Andorra, Israel e no Brasil em sete cidades.
Bom conhecedor das características profissionais e culturais deste país e particularmente da Bahia, cujas características antropológicas são similares ás de África, somados a experiência internacional, me capacitam a, de forma prática e sem traumas culturais, ajudar a produzir soluções baseadas em metodologias inovadoras, na formação e condução de trabalhos ou equipes altamente motivadas e dinâmicas.

Formação superior e um progressivo “curriculum” com mais de 30 anos de reconhecidas realizações nas áreas:
Comercial, Imobiliário, Relações Institucionais, Marketing e Administração.
Nos segmentos de:
Comércio, Imobiliário, Relações internacionais, Consultoria, Serviços, Seguros, Turismo, Tecnologia, Informática, Bebidas, Construção Civil e instalações especiais.
Em empresas como:
International Business Center, Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil, Safe Energy / Estúdio 3, Skol, Coca Cola, Rank Xerox, Xerox do Brasil, Pelikan Dealer, Capemi, Directdata, Citroen, Kia, (além de várias consultorias de sucesso).


APTIDÕES E COMPETÊNCIAS

• Direção / Gestão de Operações comerciais com foco em resultados.
• Desenvolvimento de relacionamento com órgãos, secretarias do Governo; comunidade e empresas.
• Articulação de acordos e Parcerias.
• Prospecção e captação de negócios e oportunidades comerciais, nacional e internacionalmente.
• Planejamento, desenvolvimento e definição de estratégias e metas.
• Criação de planos de Marketing e ações de promoção e merchandising;
• Marketing de eventos de grande aporte popular. (Espetáculos e desportivos).
• Identificação e desenvolvimento de nichos de mercado.
• Vendas diretas de tangíveis e intangíveis.
• Administração de empresas e organizações
• Gestão organizacional e rápida criação de alternativas.
• Controle e administração de recursos econômicos / financeiros e operações de logística;
• Implantação de programas e processos de "Mudanças Comportamentais” Customer oriented
• Elaboração de relatórios e instrumentos de gestão informatizados, voltados para maximização de controles e aplicação gerencial da informação;
• Seleção, treinamento e aperfeiçoamento de representantes.
• Estabelecimento de políticas salariais, de incentivo e recompensas, bem como metas e planos.
• Coordenação e gestão de equipes de autônomos e funcionários diretos.
• Implantação e gestão de CAC. Centro de Atendimento a Clientes e Telemarketing.


INFORMÁTICA
Domínio dos softwares: Word; Excell; Power point; Outlook; Acrobat; Corel; Photo Paint; Geneopro alem dos vários programas de mensagens e internet.


ALGUMAS ATIVIDADES

COMERCIAL
• Negociação de acordos de preços e condições com concorrentes.
• Desenvolvimento de nichos específicos de mercado; Supervisionar e garantir o cumprimento das metas, planos e políticas definidas; Atuar diretamente no mercado acompanhando as operações.
• Vendas direta.

MARKETING
• Elaboração de planos de Marketing e garantir a boa execução das ações de promoção e merchandising;
• Levantamentos, consolidação, pesquisas de oportunidades e análises de viabilidade financeira, marketing e comercial para produtos e serviços;
• Desenvolver e acompanhar campanhas promocionais locais de incentivos internos e externos.

DIREÇÃO / GESTÃO
• Reestruturação e implementação de práticas processuais administrativas, financeiras de controle e comerciais com foco em resultados, em empresas como: - CAPEMI, SKOL e COCA COLA / KAISER.
• Promoção, gestão, execução e acompanhamento de projetos;
• Avaliação desenvolvimento e supervisão de processos;
• Planejamento, Desenvolvimento estratégico, Gestão dos Recursos Econômicos / Financeiros e Operações de Logística;
• Criação e dotação de instrumentos informatizados para acompanhamento de dados que permitam o controlo e gestão da organização, bem como a definição de estratégias e decisões;
• Reestruturação, das atividades dos diversos setores para o aprimoramento dos processos direcionando-os a resultados.

RH
• Capacitação dos funcionários de diversas áreas, introduzindo os processos de: “Mudanças Comportamentais e ”Qualidade Total em Continua Melhoria“;
• Com sensibilidade aos problemas de gestão de pessoal, estabelecer políticas salariais, de incentivos e recompensas, bem como metas e planos.


OUTROS CARGOS, FUNÇÕES e RESULTADOS

Empresa: IBC - Investment Business Consulting. Abr. 2008 . . .
Ramo: Negócios e Turismo 2004 a......
Cargo: Sócio Diretor - CONSULTOR DE NEGOCIOS E INVESTIMENTOS
Atividades:
Serviços de assessoria corporativa, prospecção, intermediação de oportunidades e desenvolvimento de negócios, administração de projetos e empresas, soluções econômicas, facilitação empresarial junto a governo, entidades e empresas.
Vendas e intermediação imobiliária. Agenciamento de tratamentos médicos associados a turismo e lazer.


Empresa: CAMARA PORTUGUESA de COMÉRCIO NO BRASIL - BAHIA. 2005 . . .
Ramo:
Cargo: Diretor Executivo
Atividades:
• Desenvolvimento das relações econômicas envolvendo empresas e instituições de Portugal e do Estado da Bahia;
• Pesquisa e desenvolvimento de oportunidades de negócios;
• Estruturação de negócios triangulares, envolvendo empresas baianas e portuguesas, com vistas a terceiros mercados;
• Orientação e apoio a empresas e investidores quanto às características legais, fiscais e negociais dos países envolvidos nas relações;
• Estabelecimento de acordos multi-setoriais de cooperação funcional e intercâmbio de informações;
• Promoção de intercâmbio tecnológico envolvendo empresas, universidades e instituições de pesquisas;
• Agendamento de reuniões com empresas e entidades públicas e privadas;
• Representação dos interesses dos Associados junto de entidades e instituições;
• Apresentação de cenários para o investimento na Bahia, contemplando temas, entre os quais se destacam: - A abordagem da conjuntura econômica e jurídica, o cenário empresarial, a realidade fiscal, a constituição de empresas, os aspectos cambiais, a obtenção de vistos para investidores.
• Palestras em almoços com empresários de destaque, no Brasil e Portugal.
• Organização e coordenação de eventos, seminários, missões comerciais, encontros de negócios internacionais.
• Criação, gestão e divulgação de informações de interesse empresarial alem de feiras e encontros profissionais a realizar no Brasil e em Portugal;
• Manutenção de website integrado na rede do Conselho das Câmaras Portuguesas no Brasil que tem por objetivo unir as diversas câmaras estaduais.
Resultados mensuráveis: Crescimento de 456,3% em associados e faturamento

Empresa: SAFE ENERGY & STUDIO 3 Engenharia e Arquitetura Ltda. Set. 2001 a...
Representações comerciais, Projetos e construção civil. Salvador, Ba
Cargo: SÓCIO e GERENTE
Atividades: Planejamento, Desenvolvimento estratégico, Controle dos Recursos Econômicos / Financeiros e Operações de Logística. Captação de negócios, gestão, execução e acompanhamento de projetos e obras.


Empresa: MSOFT Internet Solutions Ltda. Jul a Set. 01
Ramo: Softwares, Sites e soluções para Internet. Salvador, Ba.
Cargo: GESTOR DE NEGOCIOS COORPORATIVOS
Atividades: Vendas a grandes clientes e gestor das equipes de vendas.


Empresa: CONDOMINIO PARQUE ENCONTRO DAS AGUAS Fev. a Jun. 01
Ramo: Condomínio residencial com 517 lotes. Salvador, Ba.
Cargo: ADMINISTRADOR
Atividades: Contratado para reestruturar e modernizar as práticas processuais administrativas, financeiras de controle e gestão. Criação e dotação de instrumentos informatizados para acompanhamento de dados que permitiram definição de estratégias e decisões.
Coordenação de 128 funcionários. Preparação de processo eleitoral interno.


Empresa: AUTO STAR Ltda. Concessionária de Veículos KIA Abr. a Dez. 00
Ramo: Venda e manutenção de veículos KIA Brasília, DF.
Cargo: GERENTE GERAL
Atividades: Gestão da empresa com especial foco na área comercial. Desenvolver e acompanhar campanhas promocionais locais de incentivos internos e externos. 45 Funcionários.


Empresa: DIRECT DATA Tecnologia do Conhecimento Ltda. Mar. a Abr. 00
Ramo: Softwares jurídicos Brasília, DF.
Cargo: DIRETOR COMERCIAL
Atividades: Criação e implantação da área comercial da empresa


Empresa: JEEP CLUBE DE BRASÍLIA Jan. a Dez. 99
Ramo: Clube com formato empresarial para aficionados por veículos 4x4 Brasília, DF.
Cargo: PRESIDENTE
Atividades: Gestão e organização do clube como empresa. Marketing esportivo, Captação de recursos e patrocínios. Contatos políticos. Organização de eventos esportivos automobilísticos de grande aporte popular.
Resultados: Obtenção das instalações da sede física.
Criação e execução de 2 eventos esportivos “indoor” para mais de 30.000 pessoas conjugando varias modalidades automotivas e parque de negócios.


Empresa: COMERCIAL PAULISTA Ltda. Jul. a Out. 99
Ramo: Varejo Brasília, DF.
Cargo: CONSULTOR
Atividades: Analise e conseqüente planejamento estratégico, comercial e administrativo, Implantação de telemarketing, Capacitação de vendedores. Implantação de gestão informatizada.


Empresa: COCA COLA / KAISER – Maré Azul Ltda. 1998 a Abr. 99
Ramo: Distribuidora de Bebidas Sul da Bahia
Cargo: SUPERINTENDENTE
Atividades: Recrutado na Skol para desenvolver um trabalho de valorização semelhante ao realizado nessa empresa. 108 funcionários diretos.
Resultados:
• Aumento em 41% dos pontos de venda exclusivos.
• Incremento nas vendas em – 14,1 %
• Ampliação do Share de mercado em 38 %
• Redução do percentual de devolução de 23 para 12,5%.
• Abertura de mercado em 2 novos municípios com a implantação de filiais.


Empresa: SKOL – Porto Sul Ltda Jan. a Dez. 97
Ramo: Distribuidora de Bebidas Sul da Bahia
Cargo: GERENTE
Atividades: Implementação do Programa de Excelência da Skol.
Avaliação desenvolvimento e supervisão de processos de operações e Logística, Planejamento, Desenvolvimento e definição de estratégias de ações no mercado.
Implantação de sistema informatizado para acompanhamento de dados que permitam o controle e gestão, bem como tomadas de decisões.
Reestruturação, das atividades dos diversos setores para o aprimoramento dos processos direcionando-os a resultados.
Desenvolvimento de nichos de mercado.
Atuar diretamente no mercado acompanhando as operações.

MARKETING:
Levantamentos, consolidação, pesquisas de oportunidades e análises de viabilidade financeira de investimentos e aplicações de merchandising.
Elaboração de planos de Marketing. Garantir a boa execução das ações de promoção e merchandising.
Desenvolver e acompanhar campanhas promocionais de incentivos internos e externos.
RH:
Capacitação dos 86 funcionários das diversas áreas, introduzindo os processos de: “Mudanças Comportamentais e Qualidade Total em Continua Melhoria“.
Com sensibilidade aos problemas de gestão de pessoal, estabelecer políticas salariais de incentivos e recompensas, bem como metas e planos.
Resultados:
• Incremento nas vendas em - 22,6 %
• Ampliação do Share de mercado em 8,2%
• Redução do percentual de devolução de 6 para 3,5%.
• Aumento do percentual de vendas à vista de 28% para 31,4%.
• Abertura de mercado em novos municípios - 18,6% que passaram de 3.960 para 4.950 Pdv´s.


Empresa: BAHIA OFF ROAD ADVENTURES & ECOLOGIC TOURS Ltda 1996
Ramo: Agencia de turismo Salvador, Ba
Cargo: SÓCIO GERENTE
Atividades:
1ª Empresa de turismo ecológico e de aventura na Bahia.


Empresa: CAPEMI - Previdência, Seguros, Saúde Ltda. 1994 a 1996
Ramo: Seguros e Previdência Privada Salvador, Ba
Cargo: GERENTE COMERCIAL
Atividades: Responsável pela reestruturação das atividades da filial na Bahia. Participante do grupo de executivos que fez o levantamento de dados para a reengenharia empresa que resultou no “down sizing” e encerramento de 25 filiais.
Resultados Incremento em 43% na produção financeira através da ampliação do corpo de vendas, de 10 para 128 corretores autônomos.
Criação de sistema informatizado de gestão de informações e dados.


Empresa: CITROEN. 1993
Ramo: Comercialização de automóveis Salvador, Ba
Cargo: ASSESSOR COMERCIAL
Atividades: Implantação da concessionária na Bahia.


Empresa: PAPEL & CIA Comercio Importação Export. de Mat. Escritório Ltda. 1993
Ramo: Comercialização de suprimentos e materiais de escritório Salvador, Ba
Cargo: CONSULTOR
Atividades: Consultoria administrativa e comercial
Resultados: Implantação de telemarketing, Capacitação de vendedores, Planejamento estratégico direcionado ao crescimento da empresa.


Empresa: PELIKAN DEALER – Escritório Moderno da Bahia. Ltda. 92 a Mar. 93
Ramo: Comercialização de suprimentos e materiais de escritório. Salvador, Ba
Cargo: SÓCIO GERENTE
Atividades: Implantação, abertura de mercado e administração geral da empresa.
Resultados: Dominamos o segmento de grandes contas e governo no mercado Bahiano no período compreendido entre o inicio de 1991 e final de 92.


Empresa: BCE – BUREAU DE COMERCIO EXTERIOR Ltda. & UNIPEL Ltda. 91 a Mar. 92
Ramo: 1ª empresa a importar e comercializar suprimentos para fotocopiadoras Xerox no Brasil. Brasília, DF.
Cargo: CONSULTOR
Atividades: Consultoria administrativa e comercial. Capacitação de funcionários.
Resultados Preparação e Capacitação de 6 das 16 filiais, para o mercado de suprimentos.


Empresa: XEROX DO BRASIL SA. 83 a Mai. 91
Ramo: Produção e comercialização de fotocopiadoras e suprimentos Salvador, Ba.
Cargo:
• ESPECIALISTA DE MERCADO.
• GERENTE DE NEGÓCIOS COORPORATIVOS.
• ANALISTA DE MERCADO.
• REPRESENTANTE COMERCIAL. e Brasília, DF
Atividades: Responsável pela administração integrada (vendas, cobrança e supervisão técnica) das contas dos maiores clientes, bem como Governo e Prefeituras da Bahia. Analise de oportunidades e desenvolvimento de mercado.

Prêmios, Promoções
• 1990 - Especialista de mercado;
• 1988 - Grandes Contas;
• 1987 - RV II
• 1986 - Analista de Mercado.

Premiações Nacionais:
• nov/88. - Clube dos cinco.
• Mai/89 - Astória
• Jun/87 - Astória
• Par Clube” em: 1987, 1985, 1984.
• Campeão de duplicadoras: Nov/84
• Memo - Abr/89 - “Um gênio.”

Memos por excelente desempenho: Mai/89, Jan/88; Dez/87; Nov/87;
• Out/87; Set/87; Ago/87; Mai/87;
• Out/84; Dez/83; Jul/83.
• Ago/89 - Reportagem (inform.1065)

Resultados: Aumento da rentabilidade financeira das contas da Caixa Econômica Federal, (65%), Banco do Est. da Bahia - Baneb (38%) e Construtora OAS (115%)
Responsável pela introdução na Bahia dos equipamentos com características gráficas atingindo 55% da meta do ano em apenas um mês.


Portugal, Lisboa.

Empresa: RANK XEROX SARL. 1982 a Ago. 83
Ramo: Comercialização de fotocopiadoras e suprimentos.
Cargo: REPRESENTANTE COMERCIAL.
Atividades: Vendedor de equipamentos fotocopiadores.
Resultados: Prêmios, Promoções
• Troféu Ibérico, ago/83.
• Excelente desempenho Jan/83, Mar/83, Dez/82.

Portugal, Lisboa.

Empresa: NUTRIPOL SARL 1981 a Out. 82
Ramo: Supermercados
Cargo: GERENTE DE SUPERMERCADO,
ASSISTENTE DE MARKETING
Atividades: Administração geral.


Israel

Empresa: AIR BASE CONSTRUCTOR’S (governo dos EUA) 79 a Mai. 1981
Ramo: Construção de base área militar.
Cargo: REPRESENTANTE da Comunidade Portuguesa e "CHAIRMAN" do comitê de relações das Comunidades Luso-Americanas no “job site" da empresa. Draftsman de engenharia.
Atividades: Coordenação e integração de 400 Americanos e 3.000 Portugueses em todos os aspectos ligados á manutenção de vida, bom ambiente e cooperação mutua profissional e social.

Andorra

Empresa: GRUPO MAMUT 1978 a 1979
Ramo: Supermercados
Cargo: GERENTE DE SUPERMERCADO
Atividades: Administração geral.


OUTRAS ATIVIDADES
• Técnico em Transações Imobiliárias
• Sócio e dir. operacional da empresa de turismo ecológico e de aventura - Bahia Off Road Adventures & Ecological Tours.
• Orientador e coordenador da criação da cooperativa de artesãos da Vila Planalto, Brasília.
• Consultoria Administrativa no Hotel San Marino em Salvador, BA.
• Fundador do TT Rally Clube de Brasília e organizador de provas esportivas automobilísticas de grande aporte popular.
• Diretor de eventos na Federação Bahiana de Automobilismo. Diretor Técnico do Salvador Rallye Clube.


FORMAÇÃO ACADEMICA

Escola de Superior de Belas Artes – Lisboa. 1978 a 1982
Arquitetura (freqüência)

Escola de Artes Decorativas António Arroio – Lisboa. 1974 a 1978
Curso Geral de Artes

Escola Comercial Veiga Beirão – Lisboa. 1968 a 1973
Curso Geral de Comércio


FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Curso de Técnico em Transações Imobiliárias. Nov. 2008
Instituto Educacional Conhecer. 45 horas

CLAG Treinamento e Consultoria Mai.1999
Organização de Eventos no terceiro milênio. 16 Horas

Convenção Nacional Boi Gordo Set. 1998
Metas e Planos. 30 Horas

SEBRAE Jan. 1998
Sebrae IDEAL. (Administração e Planejamento Estratégico). 96 Horas

Universidade Brahma Set. 1997
Processos de vendas e distribuição. 46 Horas

FACS – Faculdade Salvador Jul. a Set 96
Reciclagem de guia de turismo , 100 Horas

LM Consultoria Abr.1995
Curso de Formação de Instrutores / Facilitadores.24 Horas

IBDE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Empresarial, Set. 94
Tecnologia de administração de empresas maximizando lucros através da melhoria continua, 12 Horas

XEROX DO BRASIL
• EMAV. Especialista de Mercado - Comercialização e marketing. 1991, 40 Horas
• ASV. Assistente de suporte a vendas. 1990, 40 Horas
• SÉNIOR SALLES - Gerência de vendas (Grandes contas e Governo).1989, 40 Horas

Associação Azul de Estudos e Pesquisas da Mente
Desenvolvimento e Orientação Mental. Jan. 1989 28 Horas

XEROX DO BRASIL
• STV - Sistema de treinamento de vendas. 1986, 40 Horas
• QUALITY – Liderança através da qualidade. 1987, 40 Horas

Silva Mind Control
Mind Control Mar. 1985, 28 Horas

XEROX DO BRASIL
• Professional Selling Skill’s II., Fev.1985, 40 Horas
• Professional Selling Skill’s I , 1984, 40 Horas


SEBRAE / CEAG
Administração de empresas,20 Horas,Jul.1984

XEROX DO BRASIL
SPIN - Gerência de vendas.1983

RANK XEROX – Portugal, Lisboa.40 Horas, 1983
Skandinavian Training System.


OUTROS INTERESSES
• Trabalho social junto a comunidades carentes
• Participação e organização de eventos Off Road.
• Piloto de Rally e Especialista na direção de veículos 4x4 e resgate em condições inóspitas.

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